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A mostrar mensagens de julho, 2005

O Planeta dos Macacos; Tim Burton (2001)

Mata-o, e desces ao seu nível. Quanto mais inteligentes nos tornamos, mais perigoso o mundo fica. A juventude é mal-empregada nos jovens. Nunca mande um macaco fazer o trabalho de um homem.

A última ceia / O último jantar; Stacy Title (1995)

E se matasses uma pessoa cuja morte fizesse do mundo um lugar melhor?

Queres ser John Malkovich? / Quero ser John Malkovich; Spike Jonze (1999)

Não sabes a sorte que tens em ser um macaco. Porque a consciência é uma maldição terrível. Penso. Sinto. E tudo o que peço é a oportunidade de fazer o meu trabalho. E não mo permitem... porque levanto questões.

Retrato de uma senhora / Retratos de uma mulher; Jane Campion (1996)

As coisas são sempre diferentes daquilo que poderiam ter sido.

Choque de titãs / Fúria de titãs; Desmond Davis (1981)

Ah, impetuosos, imprudentes! Ah, os jovens. Porque nunca nos escutam? Quando irão aprender?

Olha quem fala / Olha quem está falando; Amy Heckerling (1989)

Sou uma pessoa muito compreensiva. Compreendo que estejas a passar por uma fase egoísta. Estou certa de que também compreendes que estou a passar por uma fase destrutiva. Acho que ser um bom pai consiste em manter a mãe feliz para que ela não dê com os filhos em loucos. Não sabes o quão confuso é amar alguém que se parece com alguém que odiamos.

A feira das vaidades; Mira Nair (2004)

A vingança pode ser perversa, mas é perfeitamente natural. Dois homens, apenas dois, entrarão no meu quarto: o meu marido e o meu médico.

Casamento debaixo de chuva / Um casamento à indiana; Mira Nair (2001)

Tens de estar de pé para poder cair. Ou seja, se continuares sentada, nada vai acontecer. «Apenas os guerreiros corajosos caem dos seus cavalos em batalha. Como podem cobardes ajoelhados saber o que é uma queda?» Escuta, querida, o essencial é que tens de travar essa batalha.

As palavras que nunca te direi / Uma carta de amor; Luis Mandoki (1999)

Vais ter que escolher... entre o ontem e o amanhã.

Aquele Inverno em Veneza / Inverno de sangue em Veneza; Nicolas Roeg (1973)

Nada é aquilo que aparenta ser.

Lost in translation / Encontros e desencontros; Sofia Coppola (2003)

Quanto mais bem souberes quem és e o que queres, menos deixarás que certas coisas te perturbem.

O Senhor dos anéis – As duas torres; Peter Jackson (2002)

Não lhes dêem misericórdia... porque deles não receberão nenhuma! Sejamos simpáticos com eles, se forem simpáticos connosco.

O Senhor dos anéis – A irmandade do anel; Peter Jackson (2001)

– Quem me dera que o anel nunca tivesse vindo ter às minhas mãos. Quem me dera que nada disto tivesse acontecido. – Assim pensam todos os que vivem estes tempos. Mas é algo que não cabe a ninguém decidir. Tudo o que temos que decidir é o que fazer com o tempo que nos foi dado.

Harry Potter e o prisioneiro de Azkaban; Alfonso Cuarón (2004)

Nos sonhos, entramos num mundo que é exclusivamente nosso.

Harry Potter e a câmara dos segredos; Chris Columbus (2002)

Não são as nossas capacidades que mostram aquilo que somos realmente... mas sim as nossas escolhas. O medo de um nome apenas faz aumentar o medo da coisa em si.

Harry Potter e a pedra filosofal; Chris Columbus (2001)

É preciso bastante coragem para enfrentares os teus inimigos, mas ainda é preciso mais coragem para enfrentares os teus amigos. A varinha escolhe o feiticeiro, Sr. Potter. Nem sempre se percebe porquê.

Uma questão de nervos / Máfia no divã; Harold Ramis (1999)

– Tem problemas no casamento? – Não. – Então porque tem uma amante? – O quê, está a tentar moralizar-me? – Não, estou só a tentar perceber. Porque tem uma amante? – Faço coisas com ela que não posso fazer com a minha mulher. – Porque não pode fazê-las com a sua mulher? – Ei, é a boca com que beija os meus filhos antes de adormecerem. Está doido?!

Alma em suplício; Michael Curtiz (1945)

À medida que se cresce, aprende-se que as únicas coisas de que nos arrependemos são aquelas que não fizemos.

Alguém tem que ceder; Nancy Meyers (2003)

– Nunca te menti. Sempre te contei uma versão da verdade. – A verdade não tem versões, OK?

Closer / Perto Demais; Mike Nichols (2004)

Porque não é o amor o suficiente?

Dogville; Lars von Trier (2003)

Há coisas que tens de fazer tu próprio.

As horas; Stephen Daldry (2002)

Lembro-me de pensar para comigo: este é o começo da felicidade, é quando ela começa. E, claro, vai sempre haver mais. Nunca me ocorreu que não fosse o começo... Aquilo era a felicidade. Era aquele preciso momento, ali mesmo. Não podes encontrar paz evitando a vida.

Kids / Miúdos; Larry Clark (1995)

Quando somos novos, não há muitas coisas importantes. Quando encontramos algo que nos agrada, isso é tudo o que temos.

Os outros; Alejandro Amenábar (2001)

A morte de alguém que se ama pode levar as pessoas aos mais estranhos actos. Por vezes, o mundo dos vivos fica misturado com o mundo dos mortos.

Frida; Julie Taymor (2002)

Dizem que nunca se deve confiar num cão coxo ou nas lágrimas de uma mulher. Prefiro ter um inimigo inteligente do que um amigo estúpido.

O amor acontece / Simplesmente amor; Richard Curtis (2003)

Diz-lhe que a amas. Não tens nada a perder, e se não o fizeres vais arrepender-te para sempre. Sabes que nos romances as pessoas só ficam juntas mesmo no fim...

O tigre e o dragão; Ang Lee (2000)

Reprimir os sentimentos de alguém só os torna mais fortes. No que toca a sentimentos, até grandes heróis podem ser idiotas. Uma espada, por si só, não domina nada. Só se torna viva em mãos hábeis.

Corações na Atlântida / Lembranças de um Verão; Scott Hicks (2001)

É engraçado como, quando és criança, um dia pode durar eternamente. Agora, todos esses anos parecem ter passado num piscar de olhos.

Algures em África / Lugar nenhum na África; Caroline Link (2001)

A tolerância não significa que todas as pessoas são iguais. Isso é estúpido. O que aprendi aqui é o quão valiosas são as diferenças. As diferenças são boas. E as pessoas inteligentes nunca as usarão contra ti.

Pandora; Albert Lewin (1951)

Mando nas velas, mas não posso mandar no vento. A vida é importante. Um dia vais descobrir isso. A medida de um amor é aquilo que alguém está disposto a sacrificar por esse amor. Conseguir desvendar a alma humana é como tentar esvaziar o mar com um copo.

O Barba Azul / Monsieur Verdoux; Charles Chaplin (1947)

– A vida é maravilhosa. – Que tem de maravilhoso? – Uma manhã de Primavera, uma noite de Verão, música, arte, amor. – Amor? – Existe, sabe? – Como é que sabe? – Já estive apaixonada uma vez. – Uma atracção física por alguém? – Foi algo mais do que isso. – Ah, sim. As mulheres são capazes de mais do que isso. – O aproximar da morte assusta. – Se um ser por nascer soubesse que a vida se aproximava, sentir-se-ia igualmente apavorado. – É uma das ironias da vida, fazer a coisa errada na altura certa. – Ou, digamos, a coisa certa na altura errada. – É um mundo cruel, e é preciso ser cruel para se sobreviver. – Isso não é verdade. É um mundo estúpido, um mundo muito triste, mas a bondade pode torná-lo belo. – É melhor ir embora, antes que essa filosofia me corrompa. A violência gera mais violência. Quando o mundo parece sombrio e escuro, então penso noutro mundo. O desespero é um narcótico, leva a mente à indiferença. – O bem e o mal são forças tais que dem

O contrato / O contrato do amor; Peter Greenaway (1982)

– Bem, foi engenhoso. – Desde quando o adultério é engenhoso? Não seja ridículo! Perdoe a minha curiosidade, madame, e abra as pernas.

Como matar o cão do vizinho; Michael Kalesniko (2000)

– És um alcoólico. – Os alcoólicos têm classe. Eu não passo de um bêbedo.

O desprezo; Jean-Luc Godard (1963)

Usa as tuas próprias ideias em vez de as roubares de outra pessoa. Já não é mais a presença de Deus, mas sim a ausência de Deus que tranquiliza o Homem. É muito estranho, mas é verdade. Não te esqueças de que não foram os deuses a criar o Homem. O Homem é que criou os deuses.

Irreversível; Gaspar Noé (2002)

O tempo tudo destrói. O atacante fez sangue. O sangue reclama por vingança. A vingança é um direito humano.

O clube dos poetas mortos / Sociedade dos poetas mortos; Peter Weir (1989)

Mas apenas nos nossos sonhos podemos ser verdadeiramente livres. Sempre assim foi e sempre assim será. Mostrem-me um coração liberto de sonhos imprudentes e mostrar-vos-ei um homem feliz. Não nos estamos a rir de ti. Estamo-nos a rir contigo. Pensava que o propósito da educação fosse aprender a pensar por ti mesmo. Na vida há tempo para se arriscar e tempo para se ser cauteloso, e um homem sensato sabe qual é a altura certa para cada uma destas coisas. Não importa aquilo que vos disserem; palavras e ideias podem mudar o mundo.

À procura de Nemo / Procurando Nemo; Andrew Stanton (2003)

É por gostar de ti que não quero estar contigo. É uma emoção complicada. Quando a vida te deprime sabes o que tens de fazer? Simplesmente continua a nadar.

A cor púrpura; Steven Spielberg (1985)

Sou mulher, pobre, negra, posso até ser feia, mas graças a Deus estou aqui! Dá azar as mulheres rirem dos homens. Quase ninguém gosta de quem é demasiado orgulhoso ou livre.

Agente triplo; Eric Rohmer (2004)

Às vezes é mais difícil dizer a verdade do que mentir, porque não nos acreditam. Acreditas?

Nathalie; Anne Fontaine (2003)

Os ciúmes nos homens são um reflexo.

Antes do anoitecer / Antes do pôr-do-sol; Richard Linklater (2004)

O conceito é absurdo. A ideia de que só podemos estar completos com outra pessoa é cruel. A vida é difícil, é suposto sê-lo. Se não sofrêssemos, não aprendíamos nada.

Antes do amanhecer; Richard Linklater (1995)

Se neste preciso momento me dessem a escolher... entre nunca mais te voltar a ver ou casar contigo, casava contigo. Se nenhum dos teus amigos ou familiares souber que morreste, é como se não tivesses morrido realmente. As pessoas podiam inventar o melhor ou o pior para ti. Acredito realmente que se há algum deus, ele não se encontra em nenhum de nós; nem em ti, nem em mim, mas simplesmente no espaço entre nós. Se há algo de mágico no mundo, deve estar no esforço de compreender outro alguém, de partilhar algo. Mesmo sendo quase impossível consegui-lo, mas que importa, a resposta deve estar nessa tentativa.

Nova Iorque fora de horas / Depois de horas; Martin Scorsese (1985)

Quanto mais feia é a arte, mais valiosa é.

O caso do colar / O enigma do colar; Charles Shyer (2001)

Quando tudo o que te é mais querido te é tirado, não perdes muito se correres riscos.

8 mm; Joel Schumacher (1999)

Detesto repetir-me. Faz com que pareça estúpido. Dança com o Diabo, e o Diabo não muda: o Diabo muda-te.

21 gramas; Alejandro González Iñárritu (2003)

Dizem que todos perdemos 21 gramas no exacto momento da nossa morte. Todos nós. E quanto cabe em 21 gramas? Quanto é perdido? Quando perdemos 21 gramas? Quanto se ganha? 21 gramas. O peso de um colibri. Uma barra de chocolate. Qual é o peso de 21 gramas?

Os intocáveis; Brian De Palma (1987)

Consegue-se mais com uma palavra amigável e uma arma do que apenas com uma palavra amigável.

A insustentável leveza do ser; Philip Kaufman (1988)

A vida é tão leve; é como um esboço que nunca podemos preencher ou corrigir, que não podemos melhorar. É assustador.

Batman – o início / Batman begins; Christopher Nolan (2005)

O que me define não é o que sou por dentro, mas sim aquilo que faço. Para que caímos? Para aprendermos a nos levantar. – A sua compaixão é uma fraqueza que os seus inimigos não partilham. – É bom ter algo que nos distinga. O que os homens mais temem é aquilo que não conseguem ver. Justiça é harmonia. Vingança tem que ver com auto-satisfação .

Reds; Warren Beatty (1981)

Esperam-nos grandes coisas pelas quais vale a pena viver e morrer. Podes sempre voltar para as tuas responsabilidades, mas não poderás voltar a este momento da História. Não me olhes assim. Ele é meu amigo, não vou deixar o filho da mãe apodrecer na cadeia. És um sacana de um filho da mãe que nunca fez nada por nada nem por ninguém, por isso não me admiro que fiques aí sentado a questionar os motivos dos outros!