Mensagens

A mostrar mensagens de dezembro, 2005

A noiva cadáver; Tim Burton e Mike Johnson (2005)

Quando se ama, não há necessidade de muito mais.

O dia em que a Terra parou; Robert Wise (1951)

Não é a fé que faz a boa ciência, mas a curiosidade. [Klaatu]

Carandiru; Hector Babenco (2003)

– Que é que ele tem que nós não temos? – Já beijaste a tua mulher hoje? – Não. – Aí é que está... Quem vende não consome. O Demónio só tenta quem está perto de Deus. Para mim, a vida é um carrossel, e um cavalinho só é pouco.

A mosca; David Cronenberg (1986)

Os insectos não têm política e não conhecem a compaixão. Nunca se deve confiar num insecto. [Seth Brundle] A maioria das pessoas gostaria de se tornar noutra coisa qualquer. [Seth Brundle] É por isso que as velhotas beliscam os bebés. Por causa da carne. Dá connosco em doidas. [Veronica Quaife] Pensava que os velhos casais partilhavam tretas pessoais.

Uma abelha na chuva; Fernando Lopes (1972)

É preciso ter em dia as contas com Deus e com os homens. Sobretudo com Deus.

Sapatos pretos; João Canijo (1998)

– Acho que estou doente. – Se é essa coisa de esgotamento, é melhor esqueceres, que a nossa vida não está para os nervos. [Dalila/Marcolino] Estar longe faz crescer a vontade dos carinhos. [Dalila] Uma mulher não pode perder a vaidade. Os homens sentem-se mal quando se sentem culpados. Ela agarrou-te pelos tomates. Se te mexes muito, ficas capado. [Jordão]

O gigante / Assim caminha a humanidade; George Stevens (1956)

Ninguém consegue ter tanta terra. Só roubando. [Jett Rink] Em toda a parte é aceitável ser-se amável. [Leslie] Não me despedirei de si à luz do luar. Seria demasiado comovente. [Jordan] Ele daria a vida por ti, mas não viveria a vida por ti. [Leslie] – O dinheiro não é tudo na vida, sabias? – Pois não. Para quem tem dinheiro... [Leslie/Jett Rink] A melhor parte das discussões é fazer as pazes. [Leslie] Mandem-se as crianças para a cama, para que os adultos possam conversar! [Leslie] Só há uma coisa mais importante que dinheiro: terra. [Jett Rink]

Onde reside o amor / Colcha de retalhos; Jocelyn Moorhouse (1995)

Os novos amantes buscam a perfeição. Os velhos amantes cosem juntos mantas de retalhos e procuram a beleza na multiplicidade dos padrões. [Finn] Nunca gostei de luas cheias. Dão desculpa às pessoas para fazer disparates. – Acho que a pior coisa de se ser mulher é ter mulheres como amigas. – Acho que a pior coisa de se ser mulher é não se conseguir ter um homem como amigo. – Alguma vez chegou a perdoá-lo? – É o que se faz quando alguém morre. A auto-expressão cura os corações magoados. Embirrar, embirrar, embirrar, faz uma mulher mais velha ficar. Parece que quanto mais sei sobre uma coisa, menos quero saber. [Finn]

As loucas noites do disco / O fim da era discoteca; Whit Stillman (1998)

O problema de se namorar é deixar de ter piada ir a discotecas. Ter uma relação séria acaba com a nossa vida nocturna. As pessoas detestam ser criticadas. É uma verdade da natureza humana. As pessoas parecidas nunca se conhecem. Porque é que quando se quer engatar um estranho, o QI baixa sempre? O corpo humano não foi feito para saídas sociais em grupo. A busca de um parceiro acaba por acontecer mais tarde ou mais cedo. Não dês importância a pessoas que te julgaram mal. Isso é muito injusto. «Sê fiel a ti mesmo» tem como premissa sermos bons. Se fôssemos maus, devíamos ser fiéis a nós próprios?

Laura; Otto Preminger (1944)

As vítimas de homicídio não têm direito a privacidade. As pessoas estão sempre prontas para nos deitar abaixo, mas nunca para nos levantar. Posso admitir uma mancha no meu carácter, mas nunca nos meus casacos. Talvez esteja com a ilusão feminina de que o simples facto de ser mulher a dispensa de uma conduta civilizada.

Anazapta; Alberto Sciamma (2002)

Não gosto do cárcere, por mais amável que seja o meu captor. Se Deus me pôs um buraco na cara, quem sou eu para não o usar? Amiúde observo que o ser mais belo do mundo pode também ser o mais inútil.

Conan, o bárbaro; John Milius (1982)

Há uma altura, ladrão, em que as jóias deixam de cintilar, o ouro perde o seu brilho, a sala do trono se torna uma prisão, e tudo o que resta é o amor de um pai pelo seu filho. A abundância pode ser maravilhosa, mas o sucesso pode testar o teu valor tão bem como o mais forte dos adversários. O melhor na vida é esmagar os nossos inimigos, vê-los afundar-se diante de nós e ver as suas mulheres e filhos chorarem.

Nove rainhas; Fabián Bielinsky (2000)

Prostitutos não faltam, mas sim financiadores. Pensavas que era a santa Joana?! Não vês como abana o rabo? Não há santos. Há tarifas diferentes. Queres que te passe um papel?! Entre delinquentes joga-se com a confiança.    Tens outra coisa. Algo que facilita a vida e não se compra... tens cara de boa pessoa.

Harry Potter e o cálice de fogo; Mike Newell (2005)

Que seria a vida sem uns dragõezinhos? Mais tarde ou mais cedo, todos temos de optar entre o que é fácil e o que está certo.

Aves de rapina / Ouro e maldição; Erich von Stroheim (1924)

Ouro – ouro – ouro – ouro. Brilhante e amarelo, duro e frio, fundido, gravado, martelado, rolado, difícil de obter e fácil de manter; roubado, emprestado, esbanjado – uma dádiva.

Misery – o capítulo final; Rob Reiner

Se não gostarmos da nossa própria companhia, não somos boa companhia para ninguém.

Atrás do espelho / Delírio de loucura; Nicholas Ray (1956)

A infância é uma doença congénita, e o objectivo da educação é curá-la. [Ed Avery]