Frágil como o mundo; Rita Azevedo Gomes (2001)


Terror de te amar num sítio tão frágil como o mundo. [Sophia de Mello Breyner Andresen]


Quando o meu corpo apodrecer e eu for morta
Continuará o jardim, o céu e o mar,
E como hoje igualmente hão-de bailar
As quatro estações à minha porta.

Outros em Abril passarão no pomar
Em que eu tantas vezes passei,
Haverá longos poentes sobre o mar,
Outros amarão as coisas que eu amei.

Será o mesmo brilho a mesma festa,
Será o mesmo jardim à minha porta,
E os cabelos doirados da floresta,
Como se eu não estivesse morta.

[Sophia de Mello Breyner Andresen]


O verdadeiro bem-querer não pode estar muito sem receios. [narrador]


Um não sei quê nasce não sei onde. Vem não sei como e dói não sei porquê. [Vera]


Não se ama se não se receia. [mãe de Vera]


As raparigas de hoje não pensam em casar. Os jovens não têm educação. O casamento faz parte da educação. É um serviço cívico, como a tropa. Aprende-se o casamento como se aprende a comer fruta, uma descasca-se e a outra não; os caroços não se cospem nem se engolem. Isso é o trato do casamento. São mais elas que querem. E eles aos 39 anos dizem ainda «nós, os novos»... [pai de Vera]


Os puros e os belos não têm inimigos, a não ser o tempo. [avó de João]


– Nunca tens medo, num momento de felicidade, por saberes que não pode durar sempre? Que um dia vai acabar e não se vai voltar a repetir?
– [...] a vida é assim.
[João/avó]


Sinto-me estúpido quando faço coisas só porque os outros querem que as faça. [João]


Por melhor que o dia comece, tem sempre de acabar. [avó de João]


Oh, amor, amor, que faremos nós de ti? Que farás tu de nós? [Vera]


– Nunca tens medo de te enganar?
– Quando eu era novo devia ter razões para ter medo, e nessa altura não sabia que tinha razões para ter medo.
[mãe/avô de Vera]


O que esquecemos pode ser o mais importante. [avô de Vera]


O pulso serve para trazer o relógio e para aguentar com as compras. [Vera]

Comentários

  1. Anónimo12:02

    Pelos diálogos que mencionaste e pela escolha da ilustre Sophia de Mello Breyner para ilustrar as cenas, este pareceu-me um bom filme... Recomendas-me a vê-lo? Onde o poderei encontar?
    E o "Accattone", vale a pena?
    Vê lá se apareces no Isketch! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:44

    Many Thanks!!

    Já o encontrei no catálogo da VIDEOTECA e irei vê-lo assim que possível!!! :))

    PS - Em relação àquela lista que me deste (1001 filmes) já estou quase a chegar à gloriosa marca dos 200 (194). Obviamente, ainda vou longe da recordista do momento! :P

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:43

    Não podia concordar mais contigo... Alguns nem merecem ser vistos, quanto mais lá estar... outros... Bom, é a vida! Nem todos podem ter os mesmos gostos..

    Também passei por uma fase de enjoo, mas agora há umas quantas palavras novas, o que ajuda. Curiosamente, o grupo continua a ser +/- o mesmo, o que é giro por um lado.

    Quanto à videoteca, é verdade também... Os horários e o facto de não ter metro também não ajuda muito...

    We'll see again soon on Isktech

    Ps - "Édipo Re" ?
    PS2 - repetiste uma das frases: "Os deuses não querem luxo, mas pureza de coração. (Merope)"
    PS 3 - é bom?

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Revólver; Guy Ritchie (2005)

Kill Bill (vol. 2); Quentin Tarantino (2004)