O filho da noiva; Juan José Campanella (2001)


A família é tua, eu não me meto.
– Nunca te metes nos meus problemas porque tens medo do compromisso.
[Rafael/Naty]


– Porque deixaste crescer o bigode?
– O meu nariz suplicou-me que o sublinhasse.
[Vicky/Juan Carlos]


Há três anos que não me tocas, nem por acidente; conheces o meu namorado e começas a tocar-me. Isso vem nos livros. [Sandra]


Rafael, abro as obras de Freud e o índice descreve-te. [Sandra]


– Além de um sacramento, o casamento é um contrato e obedece a três condições: discernimento, vontade legal e liberdade. E, lamentavelmente, a sua mãe não tem discernimento [...]
– Vai falar de discernimento a um homem que ainda está apaixonado ao fim de 44 anos? A sério, acha que os casais que une aqui, aos sábados, têm discernimento? Nunca lhe apetece dizer: «Rapaz, a tua noiva não é o que julgas. Tem um ar de chata infernal. Ao fim de três anos, ela não vai ser tão compreensiva.» Porque não me pediram discernimento quando me casei? Sabe os dissabores que me teriam evitado? Não, quando me casei, totalmente vítima do amor, algo com que o senhor trafica há 2000 anos, receberam-me de braços abertos. Dez anos depois, já recuperado e com um discernimento espantoso, quero separar-me e dizem-me: «Agora não pode.» É preciso raciocinar para se ser católico? A minha mãe não raciocinava quando a baptizaram, mas na altura não se importaram, tinham de aumentar a clientela.
[Padre Mário/Rafael]


– Deus não é velho nem jovem, homem nem mulher, nem branco nem preto.
– Não, esse é o Michael Jackson.
[Padre Mário/Rafael]


Parece que percebi o problema, e dizem que isso já é parte da solução. É pena não dizerem que parte, se é cinquenta ou dois por cento. [Rafael]


– Não tens um cérebro de Einstein nem o dinheiro de Bill Gates. Também não és nenhum Dick Watson. Mas apaixonei-me, e não sei porquê. Até acabei com a terapia, pois sabia que ia deixar de te amar. Mas apaixonei-me. Agora, já não estou tão certa. Acho que não és o homem que pensei que eras. Obrigada por não fazeres jogos comigo. Mas também não te deixava fazê-los. Porque eu valho o esforço. Sabes? Eu valho a pena.....
– ...Quem é Dick Watson?
[Naty/Rafael]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Revólver; Guy Ritchie (2005)

Kill Bill (vol. 2); Quentin Tarantino (2004)